Colchões Pneumáticos e a prevenção contra Escaras (úlceras de pressão)

Colchões Pneumáticos e a prevenção contra Escaras (úlceras de pressão)
Avalie essa matéria.
5 (100%) 3 votos


O que é escara, ou úlcera de pressão?

A palavra escara é um termo usado para descrever a necrose que recobre a úlcera por pressão, assim conhecida atualmente. É provocada por pressão local permanente, geralmente nas proeminências ósseas resultando em danos nos tecidos subcutâneo, músculos, articulações e ossos, causando a morte dos tecidos (necrose).

É um problema frequente em pessoas com lesão medular e usuários de cadeira de rodas, pois a falta de sensibilidade e controle de parte do corpo favorece a manutenção da mesma posição por muitas horas e, portanto, favorece a pressão contínua em pontos específicos do corpo. É também comum em portadores de diabetes, especialmente nos que são obesos, nas idades avançadas, nos sedentários e demais pessoas acamadas por longo período.

 

Estágios das úlceras de pressão

Estágio I – Aparecimento de vermelhidão (eritema) que, mesmo após o alívio da pressão não desaparece.

Estágio II – Formação de bolha, com conteúdo aquoso.

Estágio III – Aparecimento de necrose do tecido subcutâneo.

Estágio IV – Acometimento de estruturas profundas; necrose de músculos e tendões, aparecimento de estrutura óssea.

Locais mais frequentes

  • Saliências ósseas
  • Região do quadril
  • Cintura
  • Ombros
  • Cotovelos e joelhos
  • Orelhas

Prevenção

A prevenção deve ser feita tendo em vista a mudança dos pontos de pressão no corpo do paciente, idealmente de quatro em quatro horas. O estímulo da circulação sanguínea também é essencial, podendo ser feito por meio de massagens ou também auxiliado por colchões pneumáticos que auxiliam no alívio da pressão e promovem a microestimulação sanguínea.

Atualmente, existem várias tecnologias de colchões pneumáticos, que variam do alívio de pressão por uso de bolsões de ar até colchões para camas adaptadas que giram o paciente automaticamente, mudando-o de posição e estimulando a circulação sanguínea não somente em nível micro, mas em macro também.

A mudança dos pontos de pressão no corpo do paciente também pode ser auxiliada pelo uso de colchoes pneumáticos, que possuem tecnologia específica para auxiliar na prevenção desses males.

 

Zonas de pressão:

As zonas de pressão no corpo, ou seja, onde o peso do corpo faz maior pressão com a superfície por causa da gravidade, são as zonas com maior frequência de aparição de escaras ou úlceras de pressão.

A pressão do peso dos tecidos contra a superfície por muito tempo reduz em muito a circulação sanguínea nessas regiões, promovendo a aparição das úlceras que podem evoluir até a necrose e morte total do tecido.

 

Fontes:

http://www.casadaptada.com.br/2016/12/tudo-sobre-as-escaras-eou-ulceras-de-pressao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escara

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *