Tipos de Colchões Pneumáticos

Tipos de Colchões Pneumáticos
Avalie essa matéria

Existem diferentes versões de colchões e almofadas anti-escaras.

Para a área de internação, especialmente a unidade de terapia intensiva (UTI), existem sistemas de cama completos, que só devem ser utilizados em pacientes muito pesados.

Sistemas alternadores de pressão

Estes sistemas consistem em várias câmaras de ar, que são preenchidas com ar e esvaziadas alternadamente por um controle automático, de modo que diferentes regiões do corpo sejam carregadas com pressão e aliviadas novamente, de maneira dinâmica.

Existem sistemas completos de colchão de pressão alternada, bem como almofadas que podem ser colocadas em colchões normais.

Os modelos de colchão pneumático com sistema de pressão alternada podem variar de duas a três câmaras, bem como a eficiência e o silêncio dos motores que bombeiam o ar e controlam a pressão do colchão. É importante levar em conta esse último fator, para o bem-estar do paciente.

Nem todo sistema de pressão alternada pode manter a pressão constante nas câmaras durante um período de tempo mais longo em caso de falta de energia, o que às vezes causa problemas, particularmente com usuários domésticos.

Sistemas estáticos

Sistema de almofada de ar: as câmaras de ar individuais são claramente reconhecíveis

Funcionalidade

Vamos fazer uma comparação hipotética para ilustrar a diferença entre um colchão de espuma e um colchão pneumático. Quando o paciente é colocado no colchão de espuma, seja ela normal ou viscoelástica, o paciente afunda no colchão. Ao aumentar a superfície de contato, a pressão diminui. Espumas viscoelásticas amolecem com o calor e o corpo se aninha ainda mais do que nas outras espumas. O aprofundamento profundo, ao mesmo tempo que distribui bem a pressão, reduz significativamente os movimentos do paciente. O colchão adequado deve fornecer um bom alívio da pressão, além de restringir minimamente os movimentos adequados do paciente. Alguns colchões têm espumas diferentes, com propriedades adaptadas à cabeça, à região sacral (pélvica) e à área do pé. Porém, o escopo de uso dos colchões de espuma é limitado à menor vermelhidão e profilaxia.

Colchões pneumáticos são muito melhores para o paciente. O equilíbrio do peso é realizado por almofadas de ar. Em casos de cuidados intensivos, esse sistema é combinado com terapia de fluxo de ar. Nela, os travesseiros individuais do colchão pneumático são preenchidos a partir da extremidade do pé em um determinado ciclo com ar adicional, gerando uma onda de pulsação. Isso tem efeito semelhante a um sistema de pressão alternada, mas sem o efeito desagradável da pressão máxima.

Microestimulação

Suspensão de molas de um colchão de microestimulação.

Um Sistema de microestimulação é um sistema dinâmico de estimulação por micro-movimentos utilizado na enfermagem como sistema de cama para prevenção e tratamento de úlceras de pressão (escaras), e tem suas raízes teóricas nos conceitos básicos de estimulação basal.

Sistemas de microestimulação promovem e mantêm a autopercepção do paciente. Eles geralmente consistem em molas de torção abaixo do colchão.

Os sistemas passivos utilizam os próprios movimentos do paciente, fornecem feedback ao paciente através do movimento das molas e, assim, proporcionam impulsos de movimento. Eles são fáceis de manter e exigem um movimento mínimo do paciente.

Os sistemas ativos são equipados com um motor que controla as molas e transmite vários padrões de estimulação, como eixo ou rotação, através do colchão para o paciente.

 

FONTES: https://de.wikipedia.org/wiki/Dekubitusmatratze
https://de.wikipedia.org/wiki/Mikro-Stimulation

Compre colchão pneumático pelo melhor preço.
Entrega em todo o Brasil.
Compartilhe!